Videos

“Lula no Primeiro Turno!” | Entrevista com Arlete Avelar Sampaio – Enfoque #60

Arlete Avelar Sampaio (Itagibá, 28 de junho de 1950) é uma médica e política brasileira. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), integra a Câmara Legislativa do Distrito Federal desde 2019, durante a oitava legislatura. Anteriormente, foi deputada distrital na quarta] e sexta legislaturas, bem como vice-governadora, de 1995 a 1999. Baiana, Sampaio se tornou moradora de Brasília em 1971. Daquele ano até 1977, quando se formou, estudou na Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

Enquanto cursava medicina, envolveu-se no movimento estudantil e, ao participar de uma greve, foi expulsa pelo reitor José Carlos de Almeida Azevedo. Em virtude de uma ordem judicial, conseguiu retornar à faculdade e, assim, concluir seus estudos.] Posteriormente, especializou-se em saúde pública. Sampaio trabalhou como médica sanitarista, coordenando programas de saúde. Em Ceilândia, chefiou centros de saúde e foi vice-diretora do Hospital Regional. Engajou-se no movimento sindical e, entre 1985 a 1994, dirigiu o Sindicato dos Médicos.

Durante o processo pela autonomia política da capital federal, coordenou o Movimento pela Representação Política do DF e fez parte das Diretas Já. Em 2010, Sampaio elegeu-se para seu segundo mandato na Câmara Legislativa. Com 26.376 votos (1,87%), foi a terceira candidata mais votada. Nomeada secretária de Desenvolvimento Social pelo governador Agnelo Queiroz, só assumiu o mandato na sexta legislatura em janeiro de 2012, quando renunciou do governo Queiroz.

Não se candidatou à reeleição em 2014,] mas retornou ao cargo em janeiro de 2019 após ser eleita, em 2018, com 15.537 votos, ou 1,05%.

Esta semana é a convidada do programa “Enfoque” da Rádio Transforma, numa entrevista conduzida por Loreley Haddad e Henrique Dória.

Qual é a sua reação?

Gostei
0
Adorei
0
Sem certezas
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Próximo Artigo:

0 %