Calí Boreaz


depois do oceano, pode ser que precisemos aprender a lagoa. água que não se renova, pode ser má água... água que longeia dos horizontes, interioriza, suspende, pende. mas água que reflete melhor, aquietada. água que, muda, amplificará qualquer silêncio ruidoso. o que não impede que se mande um beijo pela lua para um algures deixado além-morros, lá onde as ondas cantam com balbúrdia.
calí boreaz
Vídeopoema “Falha Geográfica”
Vídeopoema “Feliz Aniversário”
#dia24 | feliz aniversário e #dia25 | falha geográfica fazem parte de uma trilogia — que vai do dia 23 ao dia 25 — presente no livro outono azul a sul, de calí boreaz, publicado em Portugal e no Brasil pela editora Urutau (dez. 2018). outono azul a sul é um roteiro poético do exílio e da clandestinidade, uma travessia multi-atlântica, um convite a um lugar de erro — geográfico ou taquicárdico.
Estes videopoemas trazem as visões e as vozes da poeta, dos momentos de poesia que antecedem os poemas.
Para saber mais sobre calí boreaz & o outono azul a sul, acesse: www.caliboreaz.com

Calí Boreaz nasceu no outono, em Portugal. era madrugada de uma sexta-feira, dia de Vênus, ou do amor. faz-se poeta perante a insuficiência, a aridez, a melancolia — o que não constitui uma distinção. de origem parte do Ribatejo, parte da Beira Baixa, estudou Direito em Lisboa em meio às noites de fado, depois aventurou-se a leste, viveu um tempo em Bucareste, onde estudou Língua e Literatura Romena, e também Tradução Literária, até que atravessa o Atlântico rumo ao sul, no virar de 2009 para 2010, para viver no Rio de Janeiro, onde estudou [e continua a estudar, e a realizar] o ofício do Teatro. Na literatura, traduziu do romeno os romances O Regresso do Hooligan [ed. ASA, Portugal], de Norman Manea, e Lisboa para sempre [ed. Thesaurus, Brasil], de Mihai Zamfir. Seu livro de estreia, outono azul a sul [2018], marca sua luso-brasilidade e tem uma extensão fotonarrativa no instagram @caliboreaz — ferramenta dinâmica que complementa o livro com as imagens que o inspiraram e as que seguem precedendo novas escritas.
[ www.caliboreaz.com | instagram.com/caliboreaz ]