ANO 5 Edição 81 - Junho 2019 INÍCIO contactos

Silvana Menezes


Comédias e Tragédias da Vida Privada de uma Criança    

Como conseguiu enterrar o marido de graça, na noite posterior ao enterro Teresa não economizou. Quebrou o porco de argila e raspou suas economias, um bocadinho de moedas de baixo valor.


Comprou um frango assado desses de padaria e com dois ovos transformou a farinha em farofa.


Comprou também dois pacotinhos de Q-suco de groselha que ela misturou com dois litros d’água numa jarra de plástico sem alça. Acrescentou quase meio pacote de açúcar refinado e guardou o restante para um dia de aniversário.


Os meninos ficaram encantados, nunca haviam visto um açúcar tão branquinho.


Teresa deu o toque final e jogou uma pastilha de Sonrisal na jarra do Q-suco de groselha.

 

Quando começou a borbulhar, ela serviu para os filhos.


- Hoje vocês vão tomar refrigerante.


Até o cachorro vira lata da casa ganhou sua iguaria: uma asinha de frango inteirinha, inclusive com pele e carne.


José se fartava do "refrigerante" - que no dia seguinte provocava uma forte diarréia - e entre um gole e outro lambeu a groselha vermelha da boca e falou com seu irmão mais velho:
- Puxa...ia ser danado de bom se o pai morresse todo dia!


José

 

Carolina era uma menina muito gulosa. Ela comia, comia, porém continuava magrinha, magrinha.


Não havia no mundo inteiro algo que ela gostasse mais que o pavê de chocolate que sua avô fazia. No seu aniversário de três anos pediu de presente um pavê inteirinho pra ela.


No outro aniversário pediu de novo o pavê,  um gigante.


E foi com seis anos que Carolina começou a se preocupar com o destino do pavê.
Ela não se acanhou.


- Vó, posso te pedir uma coisa?


- Claro Carolzinha!


- Antes de você morrer você faz e congela uns dez pavês pra mim?


- ...


Pavê ou pra comê?

 

Comédias e Tragédias da Vida Privada de uma Criança
Editora Compor – BH
Texto e ilustrações: Silvana de Menezes
2019

 

 

 

 

SILVANA DE MENEZES, escritora e artista visual brasileira natural de Belo Horizonte, onde se graduou na UFMG em Belas Artes e habilitou-se em Cinema de Animação. A Artista transita por vários segmentos artísticos, com relevância para a literatura infantojuvenil, onde se destaca como escritora e ilustradora.
Em 2008 a artista conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Melhor livro Juvenil e no ano seguinte foi finalista do mesmo prêmio na categoria Melhor Paradidático. Hoje conta com 40 títulos publicados, 10 deles selecionados para prefeituras, ItaúCultural, Clube Leiturinha, PNBE, PNBL,  dois  títulos no Catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para a Feira de Bolonha, outros três traduzidos no México, na Coréia do Sul e na China.  Consciente que escrever ou desenhar é correr um risco, sem perder o bom humor, Silvana arrisca-se em temáticas contemporâneas e pertubadoras, que devem e fazem do livro um importante instrumento de humanização.

TOP ∧

Revista InComunidade, Edição de Junho de 2019


FICHA TÉCNICA


Edição e propriedade: 515 - Cooperativa Cultural, ISSN 2182-7486


Rua Júlio Dinis número 947, 6º Dto. 4050-327 Porto – Portugal


Redacção: Rua Júlio Dinis, 947 – 6º Dto. 4050-327 Porto - Portugal

Email: geral@incomunidade.com


Director: Henrique Dória       Director-adjunto: Jorge Vicente


Revisão de textos: Filomena Barata e Alice Macedo Campos

Conselho Editorial:

Henrique Dória, Alice Macedo Campos, Cecília Barreira, Clara Pimenta do Vale, Filomena Barata, Jorge Vicente, Maria Estela Guedes, Maria Toscano, Myrian Naves


Colaboradores de Junho de 2019:

Henrique Dória, Conselho Editorial, Adán Echeverría, Adelto Gonçalves, Alberto Bresciani, Amanda Avils ; Nilo da Silva Lima, trad., Beatriz H Ramos Amaral, Caio Junqueira Maciel, Calí Boreaz, Carlos Barbarito, Carlos Orfeu, Cecília Barreira, Cinthia Kriemler, Edson Cruz, Flávio Sant’Anna Xavier, Frederico Klumb, Graciela Perosio, Hermínio Prates, Joaquim Maria Botelho, Jorge Vicente, José Arrabal, Krishnamurti Goés dos Anjos, Leila Míccolis, Leonardo Almeida Filho, Lino de Albergaria, Maria Estela Guedes, Marinho Lopes, Moisés Cárdenas, Montserrat Villar González, Myrian Naves; Manuel Casqueiro, Ngonguita Diogo, Reynaldo Barreto de Moraes e Castro, Ricardo Ramos Filho, Silvana Menezes, Tiago D. Oliveira, Waldo Contreras López, Walter Cabral de Moura


Foto de capa:

DIEGO RIVERA, 'The marriage of the artistic expression of the North and of the South on this continent (Pan American Unity)', 1940


Paginação:

Nuno Baptista


Os artigos de opinião e correio de leitor assinados e difundidos neste órgão de comunicação social são da inteira responsabilidade dos seus autores,

não cabendo qualquer tipo de responsabilidade à direcção e à administração desta publicação.

2014 INCOMUNIDADE | LOGO BY ANXO PASTOR