ANO 5 Edição 81 - Junho 2019 INÍCIO contactos

Lino de Albergaria


Lino de Albergaria lança novo romance    

“O homem delicado” chega às livrarias brasileiras no dia 29 de junho pela editora Quixote+Do

 

 

O homem delicado – Sinopse

 

Inspirado pelas cenas que desfilariam diante de alguém na situação-limite de sua vida, Lauro decide explorar, aleatoriamente, as passagens mais significativas que sua memória ainda retém. Indo de uma imagem a outra, relembra tanto um quebra-cabeças quanto um caleidoscópio, repassando momentos formadores de sua geração ao lado de episódios quase triviais de convívio familiar.

 

Contracena, desde o início, com seu irmão gêmeo, Bruno, e, no final, é confrontado pela filha, Isabel. Outros personagens vão comparecendo para melhor esclarecer o que seria o filme de sua vida. Além das pessoas que marcam afetivamente sua trajetória, passa por cenários que conformam sua apreensão do tempo. São locais e fatos que o orientam a firmar uma identidade e a tentar compreender o mundo, mesmo que haja um ponto que escapa à concretude e às certezas. Podem ser lugares reais ou imaginários, como a ilha mais afastada de todas, embora tenha nome e localização próprias.

 

Músicas, livros, filmes são evocados para compor uma personalidade representativa de uma época que já se esgota. Haverá futuro para temperamentos dotados de delicadeza, compassividade e empatia, abertos a dimensões mais sutis do real?

 

O novo livro do escritor brasileiro, o mineiro Lino de Albergaria já tem data para chegar nas livrarias de todo o país. “O homem delicado”, 5º romance do autor, apresenta a história de Lauro, um homem que decide tecer uma narrativa autobiográfica para resgatar as lembranças de sua trajetória. Mas assim como a memória, esse relato não é linear ou cronológico: o livro resgata imagens, como em um caleidoscópio ou quebra-cabeças, de episódios e momentos que marcaram a vida de Lauro. 

 

Questões como a individualidade, a identidade e as relações estabelecidas ao longo dos anos são abordadas de forma leve e sutil. A narrativa em primeira pessoa é cheia de simbolismos carregados por objetos que fazem parte da história de Lauro, como as cartas de tarô e o álbum de figurinhas colecionado durante a infância. Os personagens que surgem em diferentes momentos da vida do narrador também possuem papel fundamental em seu relato, como Bruno, Francisco, Lídia e Isabel.

 

Para o professor e escritor Luiz Morando, “como a personagem Isabel bem denomina, O Homem delicado é uma ‘narrativa volátil’, além de constituída em pares. Com essa natureza, fica o convite ao leitor para recriá-la, compondo com Lauro outros pares, novos relatos”. O livro será lançado na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, nº 274 - Savassi), das 11h às 14h, e estará disponível nas principais livrarias do Brasil.

 

Lino de Albergaria

 

Lino é formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduou-se em Editoração pela Universidade Paris XIII (Villetaneuse).

 

Nos três anos em que viveu na França, estagiou em editoras parisienses (Éditions Lafayette e Bayard Presse) e na Biblioteca Infantil da cidade de Clamart. Pela experiência com os livros para jovens, tornou-se editor na área, ao voltar para o Brasil, no qual atuou em São Paulo (Editoras FTD e Abril Jovem) e no Rio de Janeiro (Editora Rio Gráfica).

 

Retornando a Belo Horizonte, foi editor de literatura nas editoras Lê e Dimensão. Retomou os estudos de literatura, concluindo mestrado e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-Minas. Ocasionalmente, traduz livros franceses para crianças e adapta autores clássicos, como Mark Twain, Camões, Dante e Cervantes. Seus outros romances incluem os títulos “Em nome do filho” (1993), “A Estação das Chuvas” (1997), “Um bailarino holandês” (2015) e os “31 Dias” (2015). Dentro da literatura infanto-juvenil, Lino possui mais de 80 títulos publicados é um dos nomes mais relevantes do gênero em atividade no Brasil.

 

_____________________________________________________

SERVIÇO
EVENTO: Lançamento do livro “O homem delicado”, de Lino de Albergaria
DATA: 29/06/2019
HORÁRIO: 11h as 14h
LOCAL: Livraria Quixote
Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi.

Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

 

Lino de Albergaria, escritor brasileiro nascido em Belo Horizonte, em 24 de abril de 1950. Estudou Letras e Comunicação Social.
Fez mestrado em editoração na Universidade de Paris e estágios em revistas e em uma biblioteca para crianças.
Ao voltar para o Brasil, trabalhou como editor na FTD e Abril Jovem (São Paulo), Rio Gráfica (Rio de Janeiro), Editoras Lê e Dimensão (Belo Horizonte).
É doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-Minas, tendo defendido a tese “Um altar na neblina: Ouro Preto e o imaginário moderno”.
Publicou cerca de 80 livros para crianças e jovens e um livro teórico intitulado “Do folhetim à literatura infantil: leitor, memória e identidade”. É coautor de duas coleções de livros didáticos de português.
Traduziu vários textos para crianças, originalmente publicados em francês. Um de seus livros foi publicado no México, pela Larousse mexicana: “Contando con el corazón” Outro foi publicado nos Estados Unidos, pela editora Noga Sklar: “Who´s afraid of the Blue Fairy?”.
Recebeu os prêmios literários Henriqueta Lisboa; Estado do Paraná; Altamente Recomendável pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil; indicações para o Prêmio Jabuti; e tem vários títulos selecionados por programas de leitura de diversos estados.
Como romancista, é autor, todos pela Editora Scriptum, dos títulos “Em nome do filho”, “A estação das chuvas”, “Um bailarino holandês” e “Os 31 dias”.
E agora, lança “O homem delicado”.

TOP ∧

Revista InComunidade, Edição de Junho de 2019


FICHA TÉCNICA


Edição e propriedade: 515 - Cooperativa Cultural, ISSN 2182-7486


Rua Júlio Dinis número 947, 6º Dto. 4050-327 Porto – Portugal


Redacção: Rua Júlio Dinis, 947 – 6º Dto. 4050-327 Porto - Portugal

Email: geral@incomunidade.com


Director: Henrique Dória       Director-adjunto: Jorge Vicente


Revisão de textos: Filomena Barata e Alice Macedo Campos

Conselho Editorial:

Henrique Dória, Alice Macedo Campos, Cecília Barreira, Clara Pimenta do Vale, Filomena Barata, Jorge Vicente, Maria Estela Guedes, Maria Toscano, Myrian Naves


Colaboradores de Junho de 2019:

Henrique Dória, Conselho Editorial, Adán Echeverría, Adelto Gonçalves, Alberto Bresciani, Amanda Avils ; Nilo da Silva Lima, trad., Beatriz H Ramos Amaral, Caio Junqueira Maciel, Calí Boreaz, Carlos Barbarito, Carlos Orfeu, Cecília Barreira, Cinthia Kriemler, Edson Cruz, Flávio Sant’Anna Xavier, Frederico Klumb, Graciela Perosio, Hermínio Prates, Joaquim Maria Botelho, Jorge Vicente, José Arrabal, Krishnamurti Goés dos Anjos, Leila Míccolis, Leonardo Almeida Filho, Lino de Albergaria, Manuel Casqueiro, Maria Estela Guedes, Marinho Lopes, Moisés Cárdenas, Montserrat Villar González, Ngonguita Diogo, Reynaldo Barreto de Moraes e Castro, Ricardo Ramos Filho, Silvana Menezes, Tiago D. Oliveira, Waldo Contreras López, Walter Cabral de Moura


Foto de capa:

DIEGO RIVERA, 'The marriage of the artistic expression of the North and of the South on this continent (Pan American Unity)', 1940


Paginação:

Nuno Baptista


Os artigos de opinião e correio de leitor assinados e difundidos neste órgão de comunicação social são da inteira responsabilidade dos seus autores,

não cabendo qualquer tipo de responsabilidade à direcção e à administração desta publicação.

2014 INCOMUNIDADE | LOGO BY ANXO PASTOR