ANO 5 Edição 80 - Maio 2019 INÍCIO contactos

Myrian Naves, pelo Conselho Editorial.


3ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE GAIA    

 

A 3ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE GAIA, edição 2019, teve sua Exposição "Artistas Convidados" inaugurada em 10 de maio passado, na Casa - Museu Teixeira Lopes / Galerias Diogo de Macedo e segue até 20 de julho.

 

A Bienal tem sua primeira edição da Bienal Arte de Gaia decorrida em 2015 e a segunda em 2017. O projeto Onda Bienal fez a ponte até à edição seguinte.

 

O evento em 2019 tem a direção de Agostinho Santos, que exerce a curadoria da Exposição que reune 77 obras de artistas convidados. 

 

A 3ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE GAIA 2019 - A Bienal que vai ao encontro de TODOS traz mais de 500 artistas, cerca de 2000 obras, oito polos, artistas de 14 países.

 

Entre os artistas, um dos colaboradores de InComunidade, o brasileiro Jayme Reis, com o titulo “A Reconstrução do Templo”, participa como artista convidado

 

A Reconstrução do Templo”, Jayme Reis, 2018.

 

“Com esta imagem (que é uma manipulação fotográfica) e que leva como titulo “A Reconstrução do Templo”, participo com muita honra (como artista convidado) da terceira edição da Bienal Internacional de Gaia, patente a partir de 10 de maio próximo na Casa-Museu Teixeira Lopes em Vila Nova de Gaia – Portugal.

 

Mui interessante observar que Reconstrução do Templo começou a ser elaborada em janeiro de 2018, tendo como “leitmotiv” a catedral de Notre Dame de Paris. A obra foi dada por terminada em abril deste mesmo ano. Premonição¿ Quem sou eu para afirmar isso.

 

Essa imagem já estava impressa e guardada nas dependências da Fundação Bienal de Gaia, a esperar para a mostra desde inícios de março deste ano.

 

Impossivel calcular quantas layers foram necessárias para elaborar essa obra. São muitas milhares de layers! Ao considerar terminada a imagem escrevi a seguinte memória descritiva:
Comprei um esqueleto de plástico na rua Diogo Cão e ele mede 29cm. Fotografei-o em 349 poses anímicas. Aprendi o Photoshop e vi que era bom. Computadores são cavaletes de pintura. O esqueleto de plástico do bazar chinês da rua Diogo Cão  viajou em megapixels. Emergiu em layers e renasceu multiplicado aos milhões. Impressos em papel alemão, esses ressuscitados redemoinham no universo ou erguem estranhas catedrais. Peripatéticamente.”

 

JAYME REIS, 1958, artista plástico brasileiro. Autodidata, multidisciplinar, 1958, nascido em Itabira, Minas Gerais, explora a diversidade de linguagens – cerâmica, objetos, desenho, gravura, fotografia e arte digital, buscando expressões limítrofes de linguagem e de gêneros. Atuou como professor de escultura no Elke Hering Atelier, Blumenau, SC, 1988. Foi artista visitante no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC (1990) e do Coltec/UFMG (1994-95).  Obteve o Prêmio de Incentivo à Cultura do Estado de Santa Catarina, Secretaria Estadual de Cultura, Florianópolis (1990) e o 1º Prêmio no I Salão de Artes Plásticas da Cidade de Uberaba, MG (1995). Participou do Salão Nacional de Curitiba (1991-97); Bienal Nacional de Santos, SP (1995); I Concurso de Arte Erótica e I Salão de Arte Erótica, Barcelona, Espanha (1996). Publica o livreto/catalogo EPIPHANIA contendo texto e 37 imagens que narram a sua experiência com o Photoshop e a fotografia digital (2007). 

 

Selecionado para o projeto de Residências Artísticas da Fundação Bienal de Arte de Cerveira – Vila Nova de Cerveira – Portugal, e também para o projeto de Residências Artísticas do Polo Cultural Gaivotas | Boavista – Lisboa (2017) Algumas de suas obras passam a integrar a Coleção Lusofonias da Perve Galeria – Lisboa (2018).

 

3ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE GAIA

 

 

3ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE GAIA – Edição de 2019.

10.05 a 20.07.2019
Casa-Museu Teixeira Lopes em Vila Nova de Gaia – Portugal.

 

TOP ∧

Revista InComunidade, Edição de Maio de 2019


FICHA TÉCNICA


Edição e propriedade: 515 - Cooperativa Cultural, ISSN 2182-7486


Rua Júlio Dinis número 947, 6º Dto. 4050-327 Porto – Portugal


Redacção: Rua Júlio Dinis, 947 – 6º Dto. 4050-327 Porto - Portugal

Email: geral@incomunidade.com


Director: Henrique Dória       Director-adjunto: Jorge Vicente


Revisão de textos: Filomena Barata e Alice Macedo Campos

Conselho Editorial:

Henrique Dória, Alice Macedo Campos, Cecília Barreira, Clara Pimenta do Vale, Filomena Barata, Jorge Vicente, Maria Estela Guedes, Maria Toscano, Myrian Naves


Colaboradores de Maio de 2019:

Henrique Dória, Adelto Gonçalves, arrudA, Caio Junqueira Maciel, Camila Ferrazzano, Carlos Barbarito, Cecília Barreira, Diniz Gonçalves Júnior, Elizabeth Hazin, Fernando Andrade, Frederico Klumb, Geraldo Oliveira Neto, Graciela Perosio ; Rolando Revagliatti, Heleno Álvares, Hermínio Prates, Humberto Guimarães, Ieda Estergilda de Abreu, Jacob Kruz, Jayme Reis; Myrian Naves, Jean Narciso Bispo Moura, José Manuel Morão, Leila Míccolis, Leonardo Almeida Filho, Leonardo Bachiega, Luiz Otávio Oliani, Marcelo Frota, Marinho Lopes, Matheus Guménin Barreto, Moisés Cárdenas, Myrian Naves, pelo Conselho Editorial., Noélia Ribeiro, Octavio Perelló, Waldo Contreras López, Wélcio de Toledo


Foto de capa:

FRANCESCO DEL COSSA e outros colaboradores, 'Maggio', 1468-1970.


Paginação:

Nuno Baptista


Os artigos de opinião e correio de leitor assinados e difundidos neste órgão de comunicação social são da inteira responsabilidade dos seus autores,

não cabendo qualquer tipo de responsabilidade à direcção e à administração desta publicação.

2014 INCOMUNIDADE | LOGO BY ANXO PASTOR