ANO 5 Edição 73 - Outubro 2018 INÍCIO contactos

Comitê Organizador do II Mulherio das Letras na Europa


Convite: II Encontro Mulherio das Letras Europa, “Outubro Literário- Mulherio das Letras em Verso e Prosa” (26.10.2018)

II Encontro Mulherio das Letras Europa, “Outubro Literário- Mulherio das Letras em Verso e Prosa”, que se realizará, no dia 26 de outubro de 2018, das 9h30 às 18h30, na Università Degli Studi di Perugia, em Perugia, Itália.


O evento é uma parceria entre o Departamento de Línguas da Universidade de Perugia e o coletivo Mulherio das Letras Europa, um movimento que já conta com mais de 350 escritoras brasileiras, em sua maioria residentes na Europa, mas também com a participação de escritoras brasileiras residentes em outras partes do mundo.


O Mulherio das Letras  é um movimento horizontal, coletivo e não-hierárquico, iniciado no Brasil em 2016 durante a 14ª FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty -  para discutir a importância da mulher na literatura e de oferecer visibilidade para a literatura feita por mulheres. O Mulherio das Letras é o primeiro grupo literário em nível nacional voltado para a reunião, revelação e auxílio de mulheres ligadas às letras - sejam escritoras, editoras, ilustradoras, tradutoras, livreiras, contadoras de histórias, críticas literárias, acadêmicas, designers e pesquisadoras de literatura.  Conta atualmente com mais de 6.500 mulheres no Brasil. O I Encontro Nacional do Mulherio das Letras foi promovido em João Pessoa em 2017, reunindo 600 mulheres brasileiras. O II Encontro Nacional será realizado em Santos, em outubro de 2018.


Na Europa, o II Encontro Outubro Literário - Mulherio Europa em Verso e Prosa tem como propósito principal difundir os trabalhos de mulheres brasileiras no campo da literatura, que acolhem também as artes ilustrativas, fotográficas e audiovisuais; apoiar iniciativas de Português como Língua de Herança; buscar aprofundar as trocas de experiências entre as brasileiras que trabalham com a escrita literária, como também buscar parcerias e apoio de órgãos institucionais dos países lusófonos e dos países onde a comunidade brasileira na Europa reside, promovendo a produção literária de mulheres brasileiras.


Teremos como homenageada a escritora brasileira Maria Valéria Rezende, uma das idealizadoras do Mulherio das Letras no Brasil. A autora ganhou em 2015 o Jabuti de melhor romance com o livro “Quarenta dias”, além de ter sido vencedora do prêmio São Paulo de Literatura 2017 com “Outros cantos”, além de outras premiações literárias.


Na oportunidade do II Encontro Mulherio das Letras na Europa, haverá o lançamento da Coletânea Outubro Literário - Mulherio Europa em Verso e Prosa, (editora Fafalag, Alemanha, organizado por Sonia Palma): um livro que apresentará a escrita de mulheres do movimento, tanto no Brasil como no exterior.


O II Encontro Mulherio das Letras Europa que ocorrerá em Perugia - Itália, assim como foi o I Encontro realizado em Paris, França, constituirá uma oportunidade para promover um Brasil que pensa e aprofundar as discussões sobre a literatura brasileira feita por mulheres na diáspora.

 

Assim, gostaríamos de solicitar, gentilmente, o seu apoio na forma de divulgação do nosso Encontro e de nossa página no Facebook.

 

Nota biográfica:   

 

https://www.facebook.com/groups/1341048035943872/

 


Comitê Organizador do II Encontro Mulherio Europa
e-mail:  moderacao.mulherioeuropa@gmail.com

 


Comitê Organizador do II Mulherio das Letras na Europa
Danielli Cavalcanti – Dinamarca/Brasil
Ilana Eleá – Suécia/Brasil
Mazé Chotil  - França/Brasil
Sandra Maciel Barreto – Portugal/Brasil
Sonia Palma - Brasil/Inglaterra
Vera Lúcia de Oliveira - Itália/ Brasil


Página do Evento: https://outonoliterariomulhe.vpeventos.com/

 

Para mais informações sobre o Mulherio das Letras, acesse:
www.mulheriodasletras.com  (Mulherio das Letras Brasil)
https://www.facebook.com/groups/601979220008314/            (Brasil)
https://www.facebook.com/groups/1341048035943872/     (Europa)
https://www.facebook.com/groups/mulherioRio/             (Rio de Janeiro)
https://www.facebook.com/groups/315005482246678/         (Bahia)
https://www.facebook.com/MulheriodasLetrasDF/         (Distrito Federal)

 

Instagram Mulherio das Letras: https://www.instagram.com/mulheriodasletras/

 

TOP ∧

Revista InComunidade, Edição de Outubro de 2018


FICHA TÉCNICA


Edição e propriedade: 515 - Cooperativa Cultural, ISSN 2182-7486


Rua Júlio Dinis número 947, 6º Dto. 4050-327 Porto – Portugal


Redacção: Rua Júlio Dinis, 947 – 6º Dto. 4050-327 Porto - Portugal

Email: geral@incomunidade.com


Director: Henrique Dória       Director-adjunto: Jorge Vicente


Revisão de textos: Filomena Barata e Alice Macedo Campos

Conselho Editorial:

Henrique Dória, Alice Macedo Campos, Cecília Barreira, Clara Pimenta do Vale, Filomena Barata, Jorge Vicente, Maria Estela Guedes, Maria Toscano, Myrian Naves


Colaboradores de Outubro de 2018:

Henrique Dória, Adán Echeverría, Adelto Gonçalves, Cacildo Marques, Cinthia Kriemler, Comitê Organizador do II Mulherio das Letras na Europa, Danyel Guerra, Eduardo Wotzik, Ema Alba Lobo, Estela Barrenechea ; Rolando Revagliatti, Fabiano Fernandes Garcez, Geovane Monteiro, Gociante Patissa, Guido Viaro, Jandira Zanchi, Jorge Castro Guedes, Leila Míccolis, Leonardo Almeida Filho, Marinho Lopes, Moisés Cárdenas, Ramon Carlos, Ricardo Ramos Filho, Rita Santana, Rogério A. Tancredo, Ronaldo Cagiano, Silas Correa Leite, Tereza Duzai


Foto de capa:

CANDIDO PORTINARI, 'Painel Tiradentes: detalhe 3: execução de Tiradentes', 1948.


Paginação:

Nuno Baptista


Os artigos de opinião e correio de leitor assinados e difundidos neste órgão de comunicação social são da inteira responsabilidade dos seus autores,

não cabendo qualquer tipo de responsabilidade à direcção e à administração desta publicação.

2014 INCOMUNIDADE | LOGO BY ANXO PASTOR