ANO 4 Edição 55 - ABRIL 2017 INÍCIO contactos

Henrique Prior


Editorial – E ninguém pode exterminá-los!

Conheci um presidente de Junta de Freguesia que afirmava poder colocar como presidente da sua Câmara nem que fosse um fardo de palha. O cínico e crápula Putin, e o crápula e cínico patrão da americana cadeia de televisão CNN cujo nome não interessa recordar, colocaram na presidência dos Estados Unidos da América não o tal fardo de palha, mas o burro. E é nas mãos desse burro que estão os destinos do mundo, o que nos deve deixar cheios de temor porque, frequentemente, os burros fogem dos donos.

 

Vem isto a propósito da “mãe de todas as bombas” que Trump mandou lançar sobre o Afeganistão, pelos vistos com o desconhecimento do presidente desse país, um tal Karzai, agente da CIA que a CIA já despreza. Soube-se que se os EUA têm a “mãe de todas as bombas”, com uma potência equivalente a 11 toneladas de TNT, a Rússia de Putin já tem o “pai de todas as bombas”, com uma potência quatro vezes superior. 

Não duvido que Trump já mandou fabricar à Lockheed um qualquer “filho de todas as bombas”, com uma potência 4 vezes superior à mãe, e 4 vezes superior ao pai. Na Lockheed, claro, porque como nos bons tempos de Hitler em que quem ganhava com a guerra era a Krupp e similares, fabricantes de canhões e aviões, na América quem ganha com as guerras são as Lockheed e similares, fabricantes de aviões e bombas. 

Assim como sucedeu na Alemanha de Hitler, em que quem mandava eram os donos da banca e do aço, na América de Trump quem manda são a banca e os fabricantes de bombas. 

Por isso tem de haver sempre guerras: se elas não existirem, os verdadeiros fabricantes de armas de destruição maciça ( onde estás tu, Saddam Hussein?) ficam com excesso de capacidade de produção, começam a entrar em crise, e, como dizia o velho Marx, o sistema treme. 

Pelos vistos continuará a ser assim por muito tempo, porque não se pode exterminá-los! 

 

 

HENRIQUE PRIOR

TOP ∧

Revista InComunidade, Edição de ABRIL de 2017


FICHA TÉCNICA


Edição e propriedade: 515 - Cooperativa Cultural, ISSN 2182-7486


Rua Júlio Dinis número 947, 6º Dto. 4050-327 Porto – Portugal


Redacção: Rua Júlio Dinis, 947 – 6º Dto. 4050-327 Porto - Portugal

Email: geral@incomunidade.com


Director: Henrique Prior       Director-adjunto: Jorge Vicente


Revisão de textos: Filomena Barata e Alice Macedo Campos

Conselho Editorial:

Henrique Prior, Alice Macedo Campos, Cecília Barreira, Clara Pimenta do Vale, Filomena Barata, Jorge Vicente, Maria Estela Guedes, Maria Toscano, Myrian Naves


Colaboradores de ABRIL de 2017:

Henrique Prior, Antonio Barreto, António Dias Costa, Bárbara Lia, Carlos Barbarito, Carlos Matos Gomes, Cecília Barreira, Denise Botman, Eliana Mora, Filomena Barata, Gladys Mendía, Henrique Dória, Isabel Rama, Jesus Bajo, Joaquim Maria Botelho, José Gil ; Barbara Pollastri, Luís Giffoni, Márcia Denser, Maria Toscano, Marinho Lopes, Mell Renault, Moacir Armando Xavier, Moisés Cárdenas, Ney Ferraz Paiva, Noélia Ribeiro, O FAUNO EM TRÁS-OS-MONTES, de Caio Junqueira Maciel; obras, imagens e cessão de imagens e material de catálogo: Wellingyon Dias; edição, de Myrian Naves., Ricardo Ramos Filho, Romério Rômulo, Ronald Augusto, Ronald Cláver, Rosa Sampaio Torres, Silas Correa Leite


Foto de capa:

25 de Abril por Vieira da Silva


Paginação:

Nuno Baptista


Os artigos de opinião e correio de leitor assinados e difundidos neste órgão de comunicação social são da inteira responsabilidade dos seus autores,

não cabendo qualquer tipo de responsabilidade à direcção e à administração desta publicação.

2014 INCOMUNIDADE | LOGO BY ANXO PASTOR