Entrevista

Pandemia: a resposta de Gaia

 

Ailton Krenak nasceu em 1953 no estado de Minas Gerais, na região do Médio Rio Doce. Aos 17 anos mudou-se com sua família para o estado do Paraná, onde se alfabetizou e se tornou produtor gráfico e jornalista. Na década de 1980, passou a dedicar-se exclusivamente ao movimento indígena. Em 1985, fundou a organização não governamental Núcleo de Cultura Indígena, que visa a promover esta cultura.

Teve emenda popular assegurando a sua participação no Congresso Nacional do Brasil para o processo constituinte em 1986. Ailton participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988. Em 1988, participou da fundação da União dos Povos Indígenas, organização que visa a representar os interesses indígenas dentro do cenário nacional.

Em 2000 protagonizou o documentário “Índios no Brasil” produzido pela TV Escola que, dividido em dez partes, aborda a Identidade, línguas, costumes, tradições, a colonização e o contato com o branco, a luta pela terra, a integração com a natureza e os direitos conquistados dos indígenas até fins do século XX.

Foi o convidado especial do programa “Enfoque”, numa conversa a não perder, conduzida por Loreley Haddad e Henrique Prior.

Qual é a sua reação?

Gostei
1
Adorei
2
Sem certezas
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximo Artigo:

0 %